A Brooks, uma das marcas mais tradicionais do running no mercado norte-americano, voltará ao Brasil em 2025. Por aqui, ela será representada pelo Grupo MacroSports, distribuidor de outras marcas esportivas de alta performance, como Pinarello, Kask e KOO.
O retorno da Brooks é uma aposta da MacroSports, que quer aproveitar no mercado brasileiro a reputação da marca em mercados como Estados Unidos, Europa e Ásia. Vale lembrar que a Brooks esteve presente no Brasil entre 2017 e 2022, em um acordo exclusivo com a Centauro, varejista esportiva que faz parte do Grupo SBF.
Estratégia diferente
Dessa vez, no entanto, os principais tênis da marca estarão disponíveis em diversas lojas multimarcas, inclusive as especializadas em running no Brasil. Além disso, a Brooks terá um e-commerce próprio (brooksrunning.com.br). Tanto fisicamente como no ambiente virtual, os corredores brasileiros poderão adquirir produtos da marca, entre eles as últimas atualizações de modelos como Ghost, Glycerin, Hyperion e Adrenaline, a partir da segunda quinzena de março de 2025.
“Acreditamos que o mercado brasileiro tem um grande potencial para receber uma marca como a Brooks, tendo em vista o grande crescimento das corridas de rua, o boom dos clubes de corrida, assessorias esportivas e a busca pela modalidade de corridas em trilhas [trail running]”, afirmou Caio José Rodrigues, líder da MacroSports.
“Os corredores brasileiros estão sempre em busca de novidades, tais como tecnologias para performance, conforto e estabilidade. E a Brooks é reconhecida por ouvir seus corredores e colocá-los em primeiro lugar. Por isso, acreditamos que o Brasil é um mercado-chave para a marca, que tem crescido consideravelmente em diferentes regiões do mundo”, destacou Daniel Comerian, sócio-fundador da consultoria Bold, parceira estratégica da MacroSports.
Números
Recentemente, a Brooks revelou que superou US$ 1 bilhão de receita global acumulada até setembro, sendo a primeira vez que alcançou este marco antes do início do quarto e último trimestre do ano.
Segundo a marca, esse número foi impulsionado pelo crescimento em todas as regiões e canais, incluindo um aumento de 10% na América do Norte, onde o canal de e-commerce cresceu 16%. Além disso, as receitas cresceram mais de 30% nas regiões da Ásia-Pacífico e da América Latina, enquanto na Europa, Oriente Médio e África (Emea), o bom momento resultou em um aumento de 10% no faturamento, impulsionado pelo crescimento de 24% nas vendas diretas do e-commerce.
Tecnologia
Entre as tecnologias utilizadas em seus tênis, a Brooks conta com uma infusão de nitrogênio na entressola, com o intuito de oferecer maior desempenho e conforto durante a corrida. Isso porque o nitrogênio permite que a entressola seja mais leve, ao mesmo tempo em que proporciona maior amortecimento e responsividade.
Um exemplo dessa estratégia é a nova tecnologia DNA Tuned, utilizada nos modelos da linha Glycerin, incluindo o mais recente, o Glycerin Max.