A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mossoró (FICCO/MOS) prendeu na manhã desta terça (11) 14 membros de uma facção criminosa com origem no estado do Rio de Janeiro suspeitos de praticar crimes no Rio Grande do Norte. O grupo alvo da operação é suspeito de tráfico de drogas e de armas, lavagem de dinheiro, tortura e homicídio.
Até a última atualização desta reportagem, 13 mandados de prisão haviam sido cumpridos e uma pessoa presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Ao todo, foram expedidos 4 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de prisão temporária e 31 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, Mossoró, Baraúna, Assu e Pedro Avelino, no RN, além de Aquiraz, no Ceará, e Rio de Janeiro.
Força-tarefa cumpre mandados contra integrantes de facção do RJ suspeitos de praticar crimes no RN — Foto: Polícia Federal/Divulgação
As investigações tiveram início com a identificação de membros da facção que teriam prestado apoio após a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, em fevereiro de 2024. As investigações apontaram para a prática de outros crimes e foi instaurado um inquérito policial para mapear os integrantes da facção com atuação no Rio Grande do Norte.
Como resultado, foram reunidas evidências da prática dos crimes de organização criminosa armada, tráfico de drogas e de armas, lavagem de dinheiro, tortura e homicídio.
A operação também determinou o bloqueio judicial de 32 contas bancárias que visam o congelamento de até R$ 22,5 milhões de patrimônio dos investigados.
O nome da operação “Red Dots” faz referência a uma mira holográfica, utilizada em armamentos, que confere maior precisão ao atirador e foi escolhido por refletir o objetivo de identificar com exatidão os membros da facção criminosa espalhados pelo estado do Rio Grande do Norte.
Fuga da Penitenciária Federal de Mossoró
A fuga foi percebida pelos agentes cerca de duas horas depois. As buscas duraram 50 dias e envolveram helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 600 homens, incluindo a Força Nacional e equipes de elite da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Os dois presos são do Acre e estavam na Penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023. Segundo as investigações da PF, ele são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também estava preso na unidade federal de Mossoró.
Um ano após fuga, muralha no presídio de Mossoró está em fase inicial
Um ano após fuga, muralha no presídio de Mossoró está em fase inicial