No último domingo (17), 15 motociclistas foram detidos durante ação de combate ao esquema. Eles foram capturados na Prainha, no município de Aquiraz. As motos deles também foram apreendidas.
No dia seguinte, os motociclistas foram encaminhados para a Delegacia de Capturas e Polinter, em Fortaleza. Eles foram autuados pelos crimes de extorsão, associação criminosa e crimes contra a ordem tributária.
O Juízo do 7º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias, com sede em Maracanaú, concedeu a liberdade provisória, mas determinou que os motociclistas precisam manter o endereço atualizado, além de comparecerem a todos os atos do processo, sempre que forem intimados.
Dezenas de motociclistas e motoristas de carros que trabalham por aplicativo ficam parados em postos de gasolina ou ruas escolhidas. Cadastrados na plataforma Uber, eles agem de forma coordenada para gerar uma tarifa dinâmica na região.
Motoristas manipulam Uber com falsas chamadas e aumentam preço das corridas no Ceará
Com um segundo celular, eles utilizam o aplicativo como passageiros e pedem corridas ao mesmo tempo. Isso gera mais perfis solicitando corridas no mesmo local, fazendo com que a plataforma automaticamente eleve os preços naquele horário.
➡️ A tarifa dinâmica é um recurso utilizado pela Uber quando a demanda está muito alta, como em horários de pico, grandes eventos e dias com mau tempo.
Motociclistas são detidos na Grande Fortaleza suspeitos de manipular app para elevar preço de corrida — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Motoristas que não fazem parte da fraude e que se sentem prejudicados denunciaram o funcionamento destes grupos, solicitando ao g1 que a identidade deles seja preservada por medo de represálias.
Os denunciantes relatam que a prática foi observada, nos últimos meses, em municípios como Itaitinga, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Caucaia, Eusébio e Aquiraz, além de bairros mais periféricos de Fortaleza, como o Siqueira.
Em resposta ao g1, a Uber afirmou que está em contato e à disposição das autoridades responsáveis e que a manipulação do funcionamento normal da plataforma pode levar ao banimento das contas envolvidas (veja nota completa ao fim da reportagem).
Tarifas manipuladas
Conforme as denúncias ouvidas pela reportagem, dezenas de motoristas cadastrados na Uber se reúnem nos mesmos locais e horários. Os membros, que se comunicam entre si por meios de grupos de conversas, são motociclistas e condutores de carros.
Como o grupo manipula os preços:
- Com um ou mais celulares adicionais, os motoristas utilizam perfis de passageiros para solicitar corridas.
- Em horários combinados, eles fazem pedidos no mesmo lugar, geralmente em regiões que não costumam ter um grande fluxo de passageiros.
- Há casos em que eles deixam seus perfis de motorista offline, diminuindo a quantidade de veículos disponíveis na região.
- Com alto número de solicitações e poucos veículos para atender os chamados, a plataforma aumenta a tarifa para o preço dinâmico.
- Os passageiros que realmente estão precisando do serviço na região podem chegar a pagar mais caro pelas corridas.
- Há relatos de que os motoristas chegam a fazer o deslocamento nas corridas falsas. Para esta prática, é possível que eles combinem pagamentos entre si e faturem com o excedente do preço dinâmico.
- Se um motorista que não integra o esquema aceitar a solicitação de corrida, o falso passageiro se comunica por meio do chat e pede que ele cancele a corrida.
A utilização de contas falsas também está associada às práticas desses grupos. Motoristas que foram banidos da Uber ou que não cumprem requisitos para se cadastrar no aplicativo encontram intermediários que cobram dinheiro para criar contas fraudulentas.
Motoristas manipulam Uber com falsas chamadas e aumentam preço das corridas na Grande Fortaleza — Foto: Reprodução
O que diz a Uber
O g1 questionou a Uber sobre o conhecimento da empresa sobre este tipo de fraude, com os detalhes das denúncias, se houve denúncia da empresa às autoridades competentes, quais as ações buscam identificar esse tipo de fraude, se houve denúncias ou pedidos de suporte realizados pelos motoristas ou passageiros que se sentem prejudicados com a prática.
Também foi perguntado como a empresa tem agido para combater a criação de contas falsas de motoristas na plataforma. A empresa respondeu por meio de nota, com a íntegra reproduzida abaixo.
“A plataforma está em contato e à disposição das autoridades responsáveis, nos termos da lei. Os esquemas de fraude estão em constante evolução e é por isso que a Uber está comprometida em atualizar e fortalecer seus processos internos para se proteger deles. Nossas equipes de detecção de fraudes usam análises manuais e sistemas automatizados de aprendizado que analisam mais de 600 tipos de sinais diferentes à procura de comportamento fraudulento. Estamos constantemente implementando novos processos e tecnologias para evitar fraudes e aprimorando o treinamento dos nossos agentes, enquanto seguimos trabalhando para ficar à frente dos golpes mais recentes.
Além de ser crime, práticas fraudulentas como manipular o funcionamento normal da plataforma, prejudicar intencionalmente o oferecimento de solicitações de viagens e coordenar a indução de alteração artificial de preços são violações aos Termos e Condições da plataforma e podem levar ao banimento das contas envolvidas.
Caso o usuário ou parceiro decidam registrar um reporte, a Uber conta com uma equipe de suporte disponível 24/7, que analisa individualmente caso a caso e analisa os materiais disponíveis para tomar as medidas cabíveis.”
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: