Equipes de jornalismo da TV Verdes Mares e do Diário do Nordeste, veículos do Sistema Verdes Mares, conquistaram dois prêmios nas categorias de vídeo e texto da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025. A premiação foi realizada nesta terça-feira (9) em Fortaleza, e avaliou 15 trabalhos de diversos veículos de comunicação do Ceará.
O prêmio teve como objetivo de reconhecer as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo. As reportagens estavam divididas nas categorias Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário.
A TV Verdes Mares conquistou o primeiro lugar na categoria vídeo com a série de reportagens “Empreendedorismo no litoral, serra e sertão”, que mostra como comunidades do interior do Ceará têm transformado práticas e conhecimentos antigos em negócios.
É o quinto ano consecutivo que a TV Verdes Mares fica em primeiro lugar na categoria vídeo do Prêmio Sebrae.
“A gente contemplou os saberes dessas regiões e como isso está sendo trabalhado com a ajuda do Sebrae de forma a tornar esses conhecimentos, muitas vezes ancestrais, em negócios que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores. E sobretudo garantir a continuidade, já que muitos são jovens e naturalmente acabam perdendo o interesse por aquilo que os avós faziam e não dava dinheiro”, destaca a repórter Aline Oliveira, que representou a equipe da reportagem na premiação.
Assista aos episódios da série:
➡️ Empreendedorismo na serra: Cerâmica produz obra de arte com barro no Ipu
Cerâmica produz obra de arte com o barro no Ipu
➡️Empreendedorismo no litoral: Quintais gastronômicos transformam praias de Amontada
Conheça os quintais gastronômicos que transformaram o litoral cearense
➡️Empreendedorismo no Sertão: tecnologia ajuda estudantes, criadores e artesãs de Tauá
Empreendedorismo no Sertão: tecnologia ajuda estudantes, criadores e artesãs de Tauá
O Sistema Verdes Mares ainda conquistou outro 1º lugar, desta vez na categoria texto, com a reportagem “Do campo ao negócio”, publicada no Diário do Nordeste e assinada pelo jornalista Ideídes Guedes. A matéria contou a história de jogadores amadores de futebol que não conseguem o sustento apenas no campo e precisam empreender para ganhar dinheiro.
“O sonho de ser jogador de futebol ainda é visto por muitos, muitas crianças, adolescentes ainda têm esse sonho de jogar futebol e crescer, só que a realidade é totalmente diferente”, explicou o jornalista. “Se você não tiver um pé de meia, se não tiver educação financeira para conseguir montar um negócio… No futuro você não consegue se aposentar nem sobreviver”.
O prêmio Sebrae de Jornalismo 2025 Ceará é uma etapa estadual do prêmio, que ocorre em todo o país. Agora, os vencedores vão concorrer na etapa regional, que é classificatória para a etapa nacional do prêmio.