- Compartilhar
A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará realizaram, nesta segunda-feira (6/10), no Cuca Barra, a posse do Comitê Deliberativo Municipal de Prevenção à Violência de Fortaleza. O evento contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, e dos secretários municipais e estaduais; representantes das forças de segurança e da Justiça que passaram a compor formalmente o Comitê.
Na ocasião, o prefeito Evandro Leitão destacou a importância da parceria entre as esferas estadual e municipal, além do sistema de justiça, para a construção de uma cidade mais segura.
“O Comitê representa a soma de esforços da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado e de diversas instituições em torno de um objetivo comum, construir uma cidade mais segura e com mais qualidade de vida para a população. É assim, com união e planejamento, que vamos conseguir trazer mais tranquilidade e paz para a nossa cidade”, declarou Evandro Leitão.
A vice-governadora Jade Romero ressaltou que a entrada de Fortaleza no PreVio deve contribuir para potencializar os resultados das ações de prevenção realizadas na cidade.
“É uma alegria dar boas-vindas à Fortaleza e dar posse, em nome do governador Elmano de Freitas, ao novo presidente do Comitê do PreVio aqui em Fortaleza, o prefeito Evandro Leitão. Essa gestão tem uma grande missão de reduzir desigualdades sociais, e de alavancar Fortaleza, para que juntos possamos superar esse desafio de tornar a cidade mais segura”, afirmou Jade Romero.
O colegiado reúne Prefeitura, Sistema de Justiça e Forças de Segurança do Estado, trabalhando de forma integrada na construção de políticas públicas que protejam vidas e fortaleçam a prevenção da violência na capital cearense. Além da posse, o momento contou ainda com a reunião técnica para validação do Plano Municipal de Prevenção à Violência.
Para o coordenador executivo de Prevenção à Violência do Ceará, Avilton Junior, a posse do Comitê é a marca de um momento significativo para a construção de políticas públicas de prevenção à violência no município. “Esse é um importante espaço de construção e debate. Nesse colegiado, serão discutidas ações e projetos para prevenir a violência em Fortaleza e traçar estratégias de médio e longo prazo para o município”, explicou.
O Comitê Deliberativo Municipal de Prevenção à Violência será responsável por coordenar e acompanhar as ações previstas no Plano Municipal de Prevenção à Violência. O colegiado também tem entre as atribuições debater e deliberar sobre fluxos e protocolos de prevenção à violência e promover a consolidação de práticas interinstitucionais para alcance das metas municipais e estaduais. O grupo deve reunir-se bimestralmente.
Conforme o secretário da Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, uma das principais qualidades do Comitê é a capacidade de articulação entre diferentes esferas do poder público. “Quanto mais a área de segurança pública e as áreas preventivas do Estado, da União, e, principalmente, dos municípios, caminharem juntas, melhor será para a população. O trabalho do Comitê traz essa transversalidade necessária para outros atores desse processo de transformar a vida das pessoas trabalharem juntos.”
Prevenção
O secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Cel. Márcio Oliveira, considera que a posse do Comitê reforça o compromisso das gestões estadual e municipal de atuar na segurança pública de forma coordenada, com diálogo permanente e ações conjuntas. O colegiado fortalece esse trabalho integrado e reforça a importância da prevenção primária como estratégia essencial para reduzir a criminalidade, especialmente a violência urbana.
“Nesse sentido, a Prefeitura tem avançado com medidas concretas, como a ampliação da presença da Guarda Municipal nas regionais e o fortalecimento da atuação comunitária, o que contribui diretamente para tornar Fortaleza uma cidade mais segura, com espaços públicos mais protegidos, e com uma aproximação maior entre as forças de segurança e a população”, exemplificou.
A criação do comitê representa um passo importante para o fortalecimento da cooperação entre a Prefeitura de Fortaleza, o Sistema de Justiça e as Forças de Segurança do Estado. A iniciativa busca criar um ambiente permanente de diálogo e corresponsabilização, permitindo a construção de estratégias conjuntas e a adoção de protocolos coordenados que tornem as ações mais eficazes no enfrentamento e na prevenção à violência.
Histórico
O Comitê Deliberativo Municipal de Fortaleza teve sua primeira versão instituída em 2022, no ano de lançamento do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PreVio), assim como ocorreu nos demais municípios partícipes do Programa.
Em 2025, com a chegada de novas gestões municipais, o Governo do Ceará renovou os acordos de cooperação com os 10 municípios que fazem parte do PreVio e também com as instituições parceiras que participam dos Comitês Deliberativos.
Essa repactuação foi oficializada em maio deste ano, durante o evento de assinatura no Palácio da Abolição. A partir desse processo, Fortaleza realiza agora a posse do seu Comitê Deliberativo Municipal, já com os novos gestores e representantes.