Pelo segundo dia consecutivo, um enxame de abelhas tem causado pânico transtornos no Bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. Os ataques, que começaram na sexta-feira (10) nas proximidades do estádio do Ferroviário Atlético Clube, continuaram neste sábado (11), obrigando o Corpo de Bombeiros a manter uma operação de monitoramento e isolamento da área. Os incidentes forçaram o adiamento de eventos esportivos e comunitários marcados para o local.
A situação saiu do controle na manhã de sexta-feira, durante um treino de adolescentes no estádio. Os jovens que jogavam no campo perceberam a movimentação massiva dos insetos, o que desencadeou uma correria. As pessoas tentaram se abrigar, saindo do estádio e se refugiando em um supermercado local. A escola municipal Pedro Teixeira, nas proximidades, também foi impactada.
Moradores relataram que abelhas invadiram ruas próximas e até mesmo o interior de algumas residências. “Espantaram as abelhas ali do campo do ferroviário, agora as abelhas estão vindo… querendo entrar no carro”, disse um morador local. Ele expressou preocupação com a segurança da filha de 3 anos, que brinca com outras crianças na calçada. “Eu peço só que, se for mexer assim, seja uma coisa mais certa, né? Porque se desplantar, elas vão procurar algum canto”, alertou.
Ação dos Bombeiros
O Corpo de Bombeiros atua no local desde sexta-feira. Foi realizada uma operação de captura e remoção de parte das abelhas e de uma colmeia para um apiário na cidade de Caucaia, na região metropolitana. No entanto, o trabalho não resolveu completamente o problema.
“Ontem mesmo, no período noturno, foi realizada a captura dessas abelhas. Todavia, mesmo com essa captura, ainda algumas abelhas ficam dispersas. E durante o período diurno é onde elas vão buscar alimentos, buscar formar uma nova colmeia. Então, pode ser que sim, que haja novos ataques”, explicou o capitão Dionísio, do Corpo de Bombeiros, em entrevista à TV Verdes Mares
O oficial reforçou que a área principal do foco, dentro do estádio, está isolada. Ele orienta a população a evitar a proximidade com árvores na região e a não fazer barulhos intensos, que possam irritar os insetos. Em caso de novo ataque, a recomendação é acionar imediatamente o número 193.
Eventos adiados
Os ataques já provocam consequências para a agenda da comunidade. A Festa de Dia das Crianças, que seria realizada amanhã no estádio, foi adiada sem nova data definida. Além disso, a final do Campeonato Cearense Sub-20, que ocorreria no local na manhã deste sábado, foi transferida pela Federação Cearense de Futebol para o estádio Presidente Vargas, no domingo (12).
Na sexta-feira, sete pessoas precisaram de atendimento médico após serem picadas. As vítimas incluíam duas mulheres e cinco pessoas mais jovens, entre elas crianças que saíam da escola. Uma mãe foi picada ao resgatar a filha, e um jovem durante o treino no estádio.
Sobre os primeiros socorros, o capitão Dionísio orientou a população: “A orientação principal é procurar um posto médico. Não tente nenhuma alternativa caseira. Procure a orientação médica, que é a melhor forma de conter esse tipo de ataque”.
O Corpo de Bombeiros permanecerá no local até a noite, quando a atividade das abelhas diminui, para realizar um novo trabalho de retirada do enxame que se formou. A situação permanece sob monitoramento constante.
Abelhas voltam a atacar população no campo do Ferroviários — Foto: TV
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: