O nheengatu, considerado uma das línguas gerais dos povos indígenas no Brasil, é a língua indígena com maior número de falantes no Ceará, segundo novos dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As línguas indígenas de origem Tupi são as mais faladas no Ceará, totalizando 437 falantes, com destaque para o Nheengatu (200 falantes) e o Tupi-Potiguara (98 falantes). No vídeo acima, Roberto Tabajara diz, primeiramente em nheengatu e depois em português, a seguinte frase: “Oi, meu nome é Roberto, sou do povo Tabajara, da Serra das Matas, da aldeia Serra Branca, no município de Monsenhor Tabosa, Ceará. E estou falando em nheengatu”.
De 2010 a 2022, a quantidade de falantes do nheengatu no Ceará passou o número de pessoas que falavam a língua tremembé. O levantamento se baseia nos dados do Censo 2022.
Usado por dezenas de povos indígenas antes e durante a colonização europeia no Brasil, o nheengatu é falado por 13 mil pessoas no país (confira trecho no vídeo acima). Deste total, 40,29% dos falantes declararam residir em terras indígenas.
O nheengatu aparece entre as línguas indígenas com maiores números de falantes no Brasil. Confira a lista:
- Tikúna
- Guarani Kaiowá
- Guajajara
- Kaingang
- Xavante
- Yanomami
- Sateré-Mawé
- Nheengatu
- Munduruku
- Tukano
Também chamado de língua geral amazônica (LGA), o nheengatu é considerado o único idioma vivo descendente do tupi antigo, com falantes no Brasil e na Colômbia.
Línguas indígenas no Brasil
No Brasil, os estados com maiores quantidades de falantes das línguas indígenas são Amazonas, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O levantamento do IBGE leva em conta as línguas declaradas pelos entrevistados.
Em 2022, foi registrado que 1,4 milhão de pessoas indígenas utiliza o português para se comunicar no domicílio. Isso corresponde a 86,3% da população indígena no Brasil. Nas terras indígenas, esse percentual de falantes do português no domicílio cai para 67,1%.
Línguas e etnias no Ceará
Professores de escolas indígenas no Ceará. — Foto: Thiago Gadelha/SVM
No Ceará, foram identificadas 51 línguas indígenas declaradas por pessoas de 5 anos ou mais de idade. O estado também teve 140 etnias declaradas. Deste total, 15 etnias estavam situadas dentro de terras indígenas.
Para o IBGE, as etnias são caracterizadas como comunidade humana definida por afinidades linguísticas, culturais e sociais. Também são considerados os conjuntos de pessoas que se caracterizam por uma cultura e forma de vida social própria.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:











