Ao perceberem a gravidade da situação, os permissionários do shopping agiram rapidamente para abrir espaço e receber os pacientes, especialmente os bebês em incubadoras, que precisavam de acesso imediato à rede elétrica para manter os equipamentos funcionando.
Permissionários relatam resgate de bebês durante incêndio no César Cals. — Foto: Ismael Soares/SVM
“Foi um terror”, descreve Keiliane Lima, permissionária do Beco da Poeira. Ela percebeu o incêndio quando a fumaça começou a chegar ao local e se espalhar pelos corredores, empurrada pelos ventiladores, que precisaram ser desligados imediatamente. Ao sair para a área externa, Keiliane se deparou com mães e crianças do lado de fora, em meio à evacuação.
“Nós começamos a entrar em desespero”, relata. Foi então que ela sugeriu levar os pacientes para dentro do Beco da Poeira. A ideia foi prontamente acolhida por outros permissionários, que rapidamente se mobilizaram para abrir espaço e receber as famílias. “Foi um sufoco muito grande”, lembra.
Onda de solidariedade comoveu a população. — Foto: Ismael Soares/SVM
Eduardo Vieira, administrador do Beco da Poeira, conta que os permissionários abandonaram suas lojas para ajudar.
“Se ajuntou todo mundo e correu pra lá. Começaram a trazer as crianças pra dentro do beco, alguns colocados em box com ar condicionado, outros levados pra outros box, ficando aqui no meio, e todo mundo, todos os permissionários abandonaram seus box para ajudar”, relata.

Bebês em UTI são levados para loja de celulares durante incêndio em hospital de Fortaleza
Fique muito emocionado porque os bebês são prematuros, são muito pequenos. Foi uma mistura de emoção com ação.
— Orestes Monteiro.
Loja virou UTI para bebês em meio a incêndio. — Foto: Fabiane de Paula/SVM
Beco da Poeira fica localizado em frente ao hospital. — Foto: Fabiane de Paula/SVM
Incêndio no Hospital César Cals

Veja o que se sabe sobre o incêndio no Hospital César Cals
O Corpo de Bombeiros foi acionado e as chamas foram controladas ainda pela manhã. A concessionária de energia (Enel) também atuou, realizando um desligamento emergencial da rede.
Por medida de precaução, pacientes foram retirados às pressas da unidade. Houve grande comoção na transferência de bebês prematuros em incubadoras e gestantes. A população e comerciantes locais auxiliaram nas operações de resgate.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que a operação de transferência foi concluída, totalizando 117 bebês e 153 mulheres (entre gestantes e puérperas) encaminhados para outras unidades de saúde das redes estadual e municipal de Fortaleza.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:








