O Ministério da Justiça brasileiro determinou a prorrogação da exigência de distribuição de água gratuita às pessoas frequentadoras de shows e festivais no país. A exigência estava prevista até o dia 25 de dezembro deste ano. Agora, ela foi estendida até o final de junho de 2025.
A medida foi estabelecida em novembro de 2023, após a morte de uma jovem brasileira de 23 anos no show de Taylor Swift, também em novembro. Na ocasião, 60 mil pessoas estavam presentes no estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro e a cidade atravessava uma onda de calor. A temperatura do dia assinalava um número acima dos 40°C, mas a sensação térmica era de quase 60°C. A garota em questão, Ana Clara Machado, ao ser exposta ao calor extremo, teve uma exaustão térmica e, em decorrência, um choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, que levaram ao seu falecimento.
Bombeiros jogaram água no público devido ao calor extremo, em novembro de 2023
No caso supracitado, a entrada de garrafas no show havia sido proibida pela produtora Time for Fun (T4F), encarregada do show. Já é a terceira vez que esta decisão é prorrogada. Ela estabelece que os eventos têm a obrigatoriedade de deixar que as pessoas tragam os seus próprios recipientes, cujas embalagens específicas serão definidas de forma caracterizada por cada organizador, prezando a segurança dos atendentes. Ainda, bebedouros e água deverão ser distribuídos de forma gratuita.
Ao jornal Folha de S. Paulo, o responsável pela Secretaria Nacional do Consumidor, Wadih Damous, relatou que a ideia é criar um decreto que torne essa portaria fixa, a ser apresentada ao ministro da Justiça e Segurança Pública (Ricardo Lewandowski) em 2025. Essa prorrogação vai incidir em grandes eventos, como o Lollapalooza (um dos maiores festivais de música do país, em março) e o show de Sting (em fevereiro).
Veja também:
Sting, Oasis, Simply Red e Mais: shows internacionais em 2025 no Brasil
Os 10 Maiores Shows da História da Música
Descontos especiais para distribuidores