Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS), na bolsa de um dos alunos mortos foram encontradas embalagens, uma balança de precisão e uma quantidade de droga. À TV Verdes Mares, o delegado João Alberto afirmou que uma das testemunhas ouvidas também relatou que os dois estavam lá não só para comercializar como para consumir entorpecentes.
“Levando em consideração o momento em que esse homicídio foi praticado [quando eles estavam reunidos e com as drogas], a gente tem uma linha de investigação apontando que possa ter ligação entre o motivo do homicídio e a comercialização desse entorpecente“, afirmou o delegado João Alberto. “E vale lembrar que toda venda de entorpecente, e isso eu não estou dizendo no Ceará, estou dizendo no Brasil todo, toda venda de entorpecente tem uma ligação com organizações que a gente tenta debelar todo dia: organizações criminosas”
O secretário de Segurança do Ceará, Roberto Sá, confirmou que o ataque foi uma execução premeditada. No entanto, ao ser questionado sobre a motivação, ele afirmou que só será possível determinar com o avanço das investigações.
Ainda conforme o delegado João Alberto, um dos adolescentes mortos foi atingido por 13 tiros, enquanto o outro foi atingido por três tiros. O investigador afirmou que os alvos dos criminosos eram os dois adolescentes mortos.
“Ou seja, essas duas pessoas, por questão de lógica, elas são realmente os alvos dos homicidas. As pessoas foram lá para matar essas duas, pelo que se tem até o momento. Então, a gente está trabalhando para identificar qual foi a motivação para poder fechar o caso”, complementou o delegado.
Jovem teve lesão na perna direita. Ele é um dos sobreviventes de ataque com cinco mortos em Sobral. — Foto: Mateus Ferreira/SVM
Como foi o crime
O ataque ocorreu por volta de 9h30, quando os alunos estavam fora das salas, no intervalo das aulas. Imagens de câmeras de segurança, obtidas com exclusividade pela TV Verdes Mares, mostram o momento em que os dois atiradores chegam de moto em uma rua lateral à escola. Eles descem, vão até a lateral e atiram pela grade que separa o pátio da escola da rua. (veja o vídeo no topo da matéria)
Victor Guilherme é um dos alunos que morreram baleados em escola na cidade de Sobral. — Foto: Mateus Ferreira/ SVM
Além dos dois estudantes mortos, os tiros deixaram três feridos. Dois deles receberam alta e um continua internado. O jovem que continua internado responde por ato infracional análogo a homicídio, roubo, porte ilegal de arma de fogo de calibre permitido e dano.
Vídeo mostra correria na escola após ataque a tiros
Suspeito preso
Um homem de 29 anos foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (26), no bairro Sumaré, por suspeita de envolvimento no ataque a tiros na Escola de Ensino Médio Luis Felipe, em Sobral. Um segundo suspeito está sendo procurado.
O suspeito foi localizado após a polícia identificar o bairro de onde a moto usada no crime partiu, informou o delegado. A localização foi possível devido a peças do veículo encontradas no bairro. Com essa informação, os agentes localizaram a casa do suspeito de 29 anos.
Ao chegar ao endereço, o homem tentou fugir pulando o muro do quintal, mas foi capturado. O suspeito, que já possuía antecedentes por homicídio, roubo, associação criminosa e corrupção de menor, foi preso em flagrante no bairro Sumaré pelos dois homicídios ocorridos no dia anterior.
Duas mulheres, a companheira e irmã do suspeito preso, também foram conduzidas à Delegacia de Sobral para prestar esclarecimentos. As investigações seguem em andamento.
Infográfico: estudantes são baleados em escola no CE — Foto: Arte g1
Violência crescente no Ceará
O Comando Vermelho foi a facção responsável pelo ataque aos provedores. Ela fez pelo menos 19 ataques, como corte de cabos de internet, incêndio de veículos e tiros contra as sedes das empresas, nas cidades Fortaleza, Caucaia, Caridade e São Gonçalo do Amarante.
Estudantes ficaram em pânico após ataque a tiros em Sobral (CE) — Foto: Reprodução