Os candidatos têm provas durante a tarde, com horários que variam conforme o nível do cargo pretendido. As provas vão das 13h às 18h para cargos de nível superior. Para nível intermediário, o horário das 13h às 16h30.
A seleção unificada reúne mais de 3,6 mil vagas para 35 órgãos do governo federal. As oportunidades de emprego estão espalhadas por todos os estados do Brasil, com salários que variam de R$ 4 mil a R$ 16 mil.
O g1 terá cobertura ao vivo durante a realização do processo seletivo. À noite, professores especializados corrigem as provas e montam os gabaritos extraoficiais. Os gabaritos oficiais serão divulgados nesta segunda-feira (6).
Confira as cidades do Ceará com aplicação de provas:
São 60 locais com aplicação de provas no Ceará. O estado tem 3,64% dos candidatos inscritos no país.
Expectativas dos candidatos
Milhares de candidatos fazem prova do Concurso Público Nacional Unificado em Fortaleza neste domingo (5) — Foto: Isaac Macedo/SVM
Para realizar a prova em Fortaleza, o motorista Gustavo Andrade saiu pouco depois da 1h da madrugada deste domingo (5) da cidade de Itarema, situada a 195 quilômetros da capital.
Ele conta que chegou às 5h30 em Fortaleza, pegou um ônibus e se dirigiu diretamente para o local da prova.
“Eu sou pai de família, eu tenho três meninas, então eu sempre me dediquei no estudo para trazer um sustento para a minha família. É cansativo, mas a gente está aqui visando o futuro, visando uma prosperidade. Então, vale a pena tentar”, contou o candidato.
Para ele, a cidade mais próxima para fazer a prova seria Sobral. Ele preferiu a capital por ter o apoio da família na cidade. No entanto, ele explica que chegou bastante cedo e que ficou com vergonha de incomodar os familiares.
Gustavo trabalha como motorista e cursa faculdade de Arquitetura em outra cidade. Ele afirma que, para conseguir trabalhar, costuma estudar durante as madrugadas.
O motorista Gustavo Andrade viajou de Itarema a Fortaleza para fazer prova do Concurso Público Nacional Unificado — Foto: Isaac Macedo/SVM
Para a fisioterapeuta Érica Freire, que é formada há 20 anos, a expectativa é de conseguir ser aprovada para atuar em um órgão federal. Ela conta que já foi aprovada em outras seleções, mas ainda não foi chamada para tomar posse.
“Essa busca só vai terminar quando de fato acontecer… ‘Eu estou no órgão, numa função que eu quero’. Enquanto isso, a gente vai tentando”, partilhou Érica, que também faz prova em Fortaleza.
A candidata se preparou para as provas estudando nas horas vagas, utilizando plataformas de preparações para concursos. Ela busca conciliar os estudos com as tarefas do trabalho e da maternidade.
“Nos feriados, tenho que tirar duas horas para os estudos. Essa é a minha disciplina”, exemplifica.
Para a nutricionista Betânia Maria Lourenço, esta é a segunda tentativa no Concurso Público Nacional Unificado. Antes da realização da prova, a candidata estava otimista para conseguir uma boa pontuação.
“Fui estudando depois do trabalho, com pouco tempo para se preparar, mas otimizando o máximo possível para dar certo, para cumprir o objetivo, para conseguir a vaga com alegria, com disposição… Para conseguir, de fato, realizar o sonho, que é a estabilidade”, afirmou.
⏰ Horários
Os portões de todos os locais foram fechados às 12h30 (horário de Brasília), e as provas iniciaram às 13h.
A duração da prova varia conforme o nível do cargo:
- Nível superior: 5 horas (13h às 18h)
- Nível intermediário: 3h30 (13h às 16h30)
Os candidatos devem permanecer na sala por, no mínimo, duas horas.
O caderno de prova só poderá ser levado caso a saída ocorra na última hora do período estabelecido para cada nível.
Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: