- Compartilhar
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) continua, a partir desta segunda-feira (11/08), o cadastramento de crianças matriculadas nas creches da Rede Municipal de Ensino para a solicitação do Passe Livre da Criança. A ação será retomada no Centro de Educação Infantil (CEI) Secretário Paulo Petrola e na Escola Municipal Secretário Paulo Petrola, ambos localizados no bairro Monte Castelo.
Com o Passe Livre da Criança, o direito ao transporte é garantido às crianças desde a idade escolar inicial. Em 2024, foram solicitados 1.993 cartões de Passe Livre da Criança. Já nos nos seis primeiros meses de 2025, o número já chega a 1.838 cartões solicitados. “A ideia é incentivar os pais a emitirem o cartão gratuitamente para que as crianças possam andar com segurança e dignidade no transporte coletivo, sem precisar pular a catraca ou arrastar-se pelo chão”, considera George Dantas, presidente da Etufor.
O Passe Livre da Criança garante a gratuidade no transporte coletivo para crianças de 0 a 7 anos incompletos ou com altura de até 1,10m. O cartão é pessoal e intransferível, também podendo ser solicitado nos pontos descentralizados de atendimento da Etufor, em oito locais espalhados pela cidade.
Como solicitar
Para solicitar, é necessário agendar o atendimento no site da Etufor, escolhendo uma entre as oito Centrais de Atendimento.
Locais de atendimento
O cadastro pode ser feito pela Central de Atendimento no RioMar Kennedy, Central da Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza, Casa do Cidadão no Shopping Iguatemi, Vapt-Vupt Antônio Bezerra, Messejana, Centro, Parangaba e RioMar Fortaleza. Após o agendamento, é necessário comparecer ao local selecionado com a documentação necessária. A criança também deve comparecer para efetuar a biometria facial, foto que será impressa no documento, e aguardar a entrega do documento no Vapt-Vupt Shopping Parangaba.
Documentação (original e cópia)
CPF da criança e do responsável, certidão de nascimento e comprovante de endereço com CEP de Fortaleza. A criança deve comparecer para realizar o cadastro da biometria facial. Para solicitar a 2ª via, o responsável deve apresentar Boletim de Ocorrência feito na delegacia ou eletrônico impresso.