“A relação é respeitosa, mas os dados não chegam nas nossas mãos. Nós não temos dados. É claro que temos outros meios. Preocupa quando não há transparência”, criticou Evandro.
“Nós estamos tendo uma dificuldade enorme para que a gente possa efetivamente ter os números nas nossas mãos”, complementou o prefeito eleito.
A Prefeitura de Fortaleza se posicionou afirmando que as reuniões de transição acontecem conforme combinado, e que todas as perguntas feitas pelo prefeito eleito são oficiadas e registradas por email. Com isso, há um prazo estabelecido para a equipe do atual prefeito responder. Segundo a prefeitura, não há registro de questionamento sem resposta.
Evandro Leitão critica transição da prefeitura
Início da transição de governo
Sarto e Evandro se encontraram no dia 12 de novembro para a primeira reunião de alinhamento sobre a transição do governo municipal.
Há um mês, Sarto garantiu que a transição ocorreria dentro dos prazos estabelecidos por lei e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“Entre as prioridades, temos operações de crédito em fase avançada, como um financiamento junto à CAF, no valor de US$ 150 milhões, para infraestrutura da cidade, e outro junto ao Banco do Brasil, de R$ 420 milhões, que já foi iniciado”, declarou o atual prefeito.
“Fortaleza é hoje a quarta maior cidade do Brasil e a maior do Nordeste, impactando a vida de quase dois milhões e meio de habitantes. Todos esses pontos serão repassados ao prefeito eleito”, complementou o prefeito.
Prefeito de Fortaleza, José Sarto comenta sobre transição de governo com Evandro Leitão.
Evandro Leitão comentou que o objetivo da primeira reunião das equipes de transição era realizar diagnósticos das pastas executivas da administração municipal. “Hoje iniciamos o processo de transição. Em nosso encontro, decidimos, em comum acordo, ter essa reunião inicial das equipes de transição ainda hoje”, disse.
“Ela terá como objetivo levantar diagnósticos e dados de todas as pastas da gestão, para que, quando assumirmos em 1º de janeiro, já tenhamos uma radiografia completa da situação de obras, infraestrutura e finanças da cidade”, destacou o prefeito eleito.
Gabriella Aguiar, vice-prefeita eleita e coordenadora da equipe de transição da próxima gestão, comentou que as reuniões terão caráter técnico e reforçou que o objetivo é realizar um diagnóstico detalhado da administração pública de Fortaleza.
“Estarei, junto com o secretário Renato Lima, coordenando esse processo. Pretendemos ser bem técnicos neste momento para fornecer um diagnóstico preciso e garantir que, no dia 1º de janeiro, tenhamos uma equipe bem qualificada. Na reunião de hoje à tarde, vamos discutir relatórios financeiros, orçamentários, convênios e contratos; também daremos início ao cronograma de trabalho para as câmaras técnicas de cada secretaria”, declarou.
Prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão diz que não vai fazer perseguição na gestão.