Católicos se reuniram neste domingo (29), na Praia do Mucuripe, para celebrar a tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores, primeiro bem imaterial registrado oficialmente em Fortaleza. O santo também foi um trabalhador do mar e, por isso, é considerado o santo protetor das comunidades pesqueiras.
Realizado pela Colônia de Pescadores Z8 e Prefeitura de Fortaleza, o evento ocorre desde 1930 em homenagem ao apóstolo de Jesus e o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana.
As celebrações iniciaram com a tradicional missa campal que ocorreu em palco montado ao lado da Capela de São Pedro, única construção da antiga vila de pescadores, tombada e também registrada como Patrimônio Cultural de Fortaleza.
O ato litúrgico foi seguido por procissão marítima, momento simbólico da festa em que a imagem do padroeiro é conduzida da Igreja de São Pedro a uma embarcação que, acompanhada por dezenas de jangadas, segue em procissão pelo mar.
Católicos celebraram Festa de São Pedro dos Pescadores na Praia do Mucuripe, em Fortaleza. — Foto: Arnaldo Araújo/TVM
Quem foi São Pedro?
O Dia de São Pedro é celebrado em 29 de junho. Ele é conhecido como padroeiro dos pescadores e tem em Fortaleza a Festa de São Pedro dos Pescadores, que acontece desde 1930 e configurou-se como o primeiro bem imaterial registrado na cidade, incluído no Livro das Celebrações.
Além disso, a igreja de São Pedro é um bem tombado e registrado como Patrimônio Cultural de Fortaleza.
São Pedro foi um dos apóstolos de Jesus e considerado o primeiro papa da Igreja Católica. Na Arquidiocese de Fortaleza, ele é padroeiro das Paróquias da Barra do Ceará, Alto Guaramiranga (Canindé) e Barreira e de inúmeras comunidades, sobretudo no litoral.
Por que santos são ligados a festas juninas no Brasil
Conforme o Vatican News, o nome de Pedro era, na verdade, Simão. Foi Jesus quem o chamou Pedro. Natural de Betsaida, vivia em Cafarnaum e era pescador no Lago de Tiberíades. Jesus o convidou a segui-lo, juntamente com seu irmão André.
São Pedro testemunhou alguns acontecimentos importantes: a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração, a agonia no Horto das Oliveiras.
É descrito, na tradição católica, como um “homem simples, irrequieto e, às vezes, até impulsivo.”
“Vez por outra, fala e age em nome dos Apóstolos; não hesita em pedir a Jesus explicações e esclarecimentos sobre a sua pregação ou parábolas, como também o interroga sobre várias questões”, descreveu o Vatican News.
Fortaleza celebra a tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores neste domingo (29/6) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: