Estudos apontam que mais de 80% da população vai sofrer com os sintomas em alguma fase da vida, explica ortopedista em entrevista ao podcast Bem-Estar. A dor na coluna é a principal queixa em consultórios médicos depois de gripe. Estudos apontam que mais de 80% da população vai sofrer com os sintomas em alguma fase da vida.
É o que aponta o ortopedista Ricardo Meirelles, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro. Em entrevista ao podcast Bem-Estar, Meirelles explica qual é a diferença entre condições como hérnia de disco e bico de papagaio.
O que é a hérnia de disco?
A hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral se desloca e comprime um nervo, causando dor intensa.
“Quando a pessoa faz uma radiografia ou uma tomografia vai ver lá estruturas calcificadas com aspectos semelhante a um bico de papagaio”, explica o médico.
Dor nas costas atinge 80% da população e procura por ortopedistas aumenta em clínicas médicas
Divulgação
O que é bico de papagaio?
Ainda segundo Meirelles, o bico de papagaio refere-se a calcificações nos ligamentos da coluna, que ocorrem devido a uma inflamação crônica e podem aparecer em exames de imagem.
Embora ambos possam causar dor na coluna, a hérnia de disco tende a provocar dor mais aguda e intensa, enquanto o bico de papagaio geralmente causa dor em menor intensidade.
OMS: 80% das pessoas vão sofrer com dor nas costas em alguma fase da vida
Ouça a íntegra do episódio para saber mais.
Comunicação/Globo