



*Instituto Nelson Wilians marca presença no Conexão ODS em Natal e reforça impacto dos seus projetos na Agenda 2030*
O Instituto Nelson Wilians (INW) está presente no Conexão ODS, evento nacional que reúne organizações e lideranças comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A edição de 2025 acontece em Natal (RN) e é uma realização da Somos Um, sob liderança de Ticiana Rolim, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e os Sebrae dos estados do RN e MT.
Representado por William Ruiz, Gerente de Inovação e Relações Institucionais, o INW destaca que o enfrentamento dos grandes desafios da Agenda 2030 como a fome, a desigualdade, a educação de qualidade e o trabalho digno, exige ação coletiva, articulação de territórios e alianças multissetoriais.
Durante o evento, o Instituto reforça como seus projetos vêm gerando impacto direto nos ODS:
* Compartilhando Direito: promove o ODS 4 ao fortalecer a educação cidadã e a cultura da legalidade;
* Potencialize e Líderes que Inspiram: atuam pelo ODS 8, ao incentivar juventudes, empregabilidade e renda digna;
* Apoio ao Pacto Contra a Fome: contribui com o ODS 2, no combate à insegurança alimentar;
Todos os programas do INW também dialogam com o ODS 10, ao enfrentar desigualdades por meio da formação cidadã, do acesso à justiça e da construção de caminhos para políticas públicas transformadoras.
_“Não inventaremos a roda. Seguimos aqui para aprender, contribuir e ampliar a força das redes que constroem um Brasil mais justo, democrático e comprometido com o bem comum”,_ afirma William.
Além de marcar presença no evento, o Instituto reforça seu compromisso com a articulação em rede como caminho estratégico para ampliar impacto. O INW é membro da Latimpacto, rede latino-americana que conecta lideranças e organizações de investimento social, e também integra articulações nacionais como a Rede Brasileira de Educação Cidadã. Participar do Conexão ODS é uma oportunidade de fortalecer essas conexões e dialogar diretamente com instituições e lideranças que movem a Agenda 2030 como Edu Lyra (Gerando Falcões) e Pedro Teles (Country Manager da Latimpacto), também presentes no encontro.
Com presença nacional e atuação técnica, o Instituto Nelson Wilians reafirma que a justiça social começa com educação, passa pelo direito e se concretiza em redes de cooperação comprometidas com o bem comum.