Ainda este ano, Neil Young teve que cancelar sua turnê “Love Earth” com Crazy Horse por conta de complicações de saúde – os artistas não falaram ainda sobre a política de reembolso. Completando 79 anos e com uma carreira extensa e uma variedade inegável de gêneros musicais em seu repertório, Young traz uma postura firme política através das suas canções. O artista passou por várias bandas e também apostou em uma carreira solo.
Durante a década de 60, estava na banda “Buffalo Springfield”. Com esse grupo, lançaram o hit emblemático: “For What It ‘s Worth”. Uma canção associada ao clima tenso que havia com os protestos recorrentes contra a Guerra do Vietnã e aos movimentos dos direitos civis. Entretanto, sua inspiração foi por uma manifestação que ocorreu em Sunset Strip, Los Angeles (LA).
OUÇA AQUI “For What It’s Worth”!
https://www.youtube.com/watch?v=80_39eAx3z8
Partindo de uma banda para outra, no final dos anos 60, já estava como: Crosby, Stills, Nash & Young. Em direção ao sucesso, até fizeram parte do festival icônico Woodstock em 69. Em 1970, Young conquistou sua primeira indicação ao Grammy com a banda. Colocando o disco “Déjà Vu” na categoria do “Álbum do Ano”. Já no começo desta nova década, haveria mais trabalhos solos de Young.
Neil Young escreveu o hit “Ohio” baseado em um massacre de quatro estudantes estudantes da Universidade Kent, enquanto esses estavam em um protesto contra a Guerra do Vietnã. A letra traz uma crítica contra o então governo de Nixon e denunciando a violência dos guardas.
OUÇA AQUI “Ohio”!
https://www.youtube.com/watch?v=Hi829EsJvVo
Em 72, Young lançou o seu um grande sucesso comercial, o seu disco “Harvest”. Voltando mais para o lado acústico, mas também com a presença de guitarras. Com uma mistura de country e rock, a variedade da musicalidade é evidente nos hits: “Heart Of Gold”, “Old Man”, “Harvest”, entre outros.
Na década dos anos 80, teve músicas como “This Note’s For You”. A faixa que critica o consumismo e também o marketing dentro da indústria musical. Usou a canção como um protesto contra o patrocínio de bebidas alcoólicas e uso de logos comerciais. Assim, fazendo um questionamento sobre a conexão entre arte e dinheiro.
OUÇA AQUI “This Note’s For You”!
https://www.youtube.com/watch?v=KSSvzCNBvlQ
No começo dos anos 90, lançou o disco “Harvest Moon”. Tornando este um dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. O cantor ganhou um Oscar em 1993 pela sua música “Philadelphia”, que faz parte da trilha sonora do filme Jonathan Demme.
OUÇA AQUI “Harvest Moon”!
[music-item artistSlug=neil-young musicSlug=harvest-moon]
Com a vinda dos anos 2000, sua linha política esteve voltada para pautas ambientais, até fazendo um disco chamado “Greendale”, um álbum conceitual que além desses temas, tinha músicas como “Carmichael”, que exaltava como havia uma manipulação de consciência em massa. Até escrevendo contra o governo de George W. Bush, na canção “Livin With War”, critica a invasão no Iraque. Atualmente, Neil Young ainda segue produzindo mais arte e ainda engajado em certas pautas.
VEJA TAMBÉM
PARTICIPE DA PROMOÇÃO “OUÇA E CONCORRA”!
Miley Cyrus VS Stevie Nicks: o que há em comum?
Descontos especiais para distribuidores