O Athletico investiu mais de R$ 80 milhões na primeira janela de transferências, mas optou por não se reforçar na metade do ano. Como a maioria dos reforços não deu o retorno esperado, o time caiu de produção no segundo semestre e luta contra o rebaixamento no ano do seu centenário.
Ao todo, foram 12 jogadores contratados, entre altos investimentos e chegadas por empréstimos. Dos reforços, apenas Felipinho e Nikão, após a chegada de Lucho González, têm status de titulares.
O UmDois Esportes traz a lista de todas as contratações do Athletico nesta temporada.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão 2024
Mateo Gamarra
O zagueiro Mateo Gamarra, 23 anos, foi primeiro reforço do Athletico para a temporada de 2024. O defensor foi anunciado em dezembro do ano passado vindo do Olimpia, do Paraguai. O jogador não conseguiu o status de titular e tem 34 jogos e um gol pelo Furacão.
Romeo Benítez
No mesmo dia do anúncio de Gamarra, o Athletico anunciou a chegada do atacante Romeo Benítez, 21 anos, que estava no Guaraní, do Paraguai. O jogador assinou um vínculo de cinco anos com o Furacão. O jovem não conseguiu se firmar no clube nesta primeira temporada e foi emprestado ao Tigre, da Argentina, após apenas sete partidas e um gol pelo Furacão.
Leo Godoy
O Athletico superou a concorrência do Corinthians e fechou com o lateral-direito Leo Godoy, do Estudiantes, antes da pré-temporada. O jogador de 28 anos assinou com o Furacão por quatro temporadas, com alta expectativa após boas atuações no time argentino. No entanto, não se adaptou no Furacão e não teve grande sequência neste ano. Ao todo, são 36 jogos, com um gol e três assistências.
Gonzalo Mastriani
Após longa novela, o Athletico fechou a contratação do atacante Gonzalo Mastriani, 30 anos. O atleta fechou vínculo com o Rubro-Negro até dezembro de 2026. O camisa 9 é o artilheiro do time com 16 gols e cinco assistências em 47 partidas. Mastriani não joga mais na temporada depois de passar por cirurgia no joelho neste mês de novembro.
Petterson
No começo do ano, o Athletico também fechou a contratação do jovem atacante Petterson, 20 anos, por empréstimo junto ao Flamengo. O negócio, porém, durou pouco. Depois de minutos em uma partida contra o Londrina e um gol, o jovem foi afastado. Ele deixou o Furacão no meio do ano e foi para o Estrela Amadora, de Portugal.
Lucas Di Yorio
Com polêmica após um dirigente ter vazado o contrato com valores nas redes sociais, Furacão contratou o atacante Lucas Di Yorio, 27 anos, que estava no Pachuca, do México. O jogador não se firmou com nenhum técnico e sempre foi a terceira opção para o comando de ataque rubro-negro. Di Yorio tem 35 partidas e nove gols.
Felipinho
O Athletico contratou o jovem Felipinho, 22 anos, em fevereiro a pedido do técnico Osorio. O volante pertencia à Ponte Preta e chegou em definitivo com contrato de quatro anos. Felipinho viveu um drama após contrair hepatite. Recuperado, virou titular com Lucho González nesta reta final de Brasileirão. Ao todo, fez 26 jogos e marcou um gol.
Zé Vitor
O volante foi um pedido do técnico Cuca. Zé Vitor chegou ao Athletico após bom Paranaense pelo Maringá, atuou em alguns jogos, mas nunca se firmou. Perdeu espaço com o treinador Martin Varini e passou a treinar em separado, mas foi reintegrado nesta reta final de temporada com Lucho González. Foram apenas nove jogos pelo Furacão.
Nikão
O ídolo do Athletico voltou ao clube na janela doméstica de abril por empréstimo junto ao São Paulo. O meia não teve grandes atuações e sempre foi peça no banco de reservas. No comando de Varini, chegou a ser afastado. Voltou ao elenco com a chegada de Lucho, que o transformou em titular nos últimos jogos. Neste ano, Nikão fez 23 jogos, com cinco gols e duas assistências.
Gabriel
O volante estava sem espaço no Internacional e também chegou por empréstimo, na mesma época de Nikão. O jogador assumiu a titularidade após lesão de Fernandinho e fez bons jogos. Perdeu espaço com a vinda de Lucho González e tem sido opção no banco de reservas. Foram 26 partidas, com um gol e uma assistência até o momento.
Praxedes
Oportunidade de mercado, o Athletico trouxe Praxedes na janela de meio de ano. Sem espaço no Vasco, o jogador de 22 anos, que pertence ao Bragantino, veio ao Furacão para completar elenco. Praxedes tem oito jogos com a camisa atleticana.
Marcos Victor
O zagueiro foi o última a chegar e também estava sem espaço no antigo clube. Marcos Victor chegou em setembro ao Athletico por empréstimo do Bahia. O jogador não atuava desde março e fez sua estreia pelo Furacão diante do São Paulo, no último sábado (9), pela 33ª rodada do Brasileirão.
+ Crianças dispensadas de forma polêmica pelo Athletico buscam vagas em rivais