Os dois casos foram divulgados nesta quinta-feira, após a Sesa descartar os outros seis casos suspeitos anteriormente. A morte em Juazeiro do Norte, inclusive, foi a primeira notificação de suspeita de metanol na região do Cariri.
O paciente de Fortaleza, que teve a suspeita descartada, é um homem de 60 anos que buscou atendimento médico na última quarta-feira, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O órgão disse que o homem apresentou mal estar permanente por ingestão de bebida alcoólica.
A SMS falou ainda que todos os protocolos definidos pelos governos federal e estadual foram devidamente seguidos. O paciente evoluiu sem complicações e encontra-se estável.
Morte em Juazeiro do Norte
Já o paciente de Juazeiro do Norte é um homem de 56 anos, com histórico de etilismo crônico e outras comorbidades associadas, conforme a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau).
O órgão disse que paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Lagoa Seca na noite da quarta-feira, apresentando quadro de dor abdominal, falta de ar, vômito, hipotensão e sinais clínicos compatíveis com intoxicação por metanol.
No decorrer da noite, o paciente apresentou agravamento do quadro clínico, evoluindo com hipotermia e piora hemodinâmica, e morreu na madrugada desta quinta-feira (9). A Sesau falou que foram adotadas medidas de suporte clínico e realizada coleta de material para investigação.
Análise da bebida
Juazeiro do Norte em primeiro caso suspeito de infecção por metanol
Diante da compatibilidade clínica e do histórico de consumo crônico de álcool, a pasta levantou a suspeita de intoxicação por metanol e iniciou a investigação epidemiológica em articulação com os órgãos competentes.
A Vigilância Sanitária foi comunicada e, em conjunto com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), deslocou técnicos à casa do paciente, para coleta de informações junto à família. Durante a visita, foi recolhida uma amostra da última garrafa consumida pelo paciente, que ainda continha pequena quantidade de líquido.
Também foi realizada visita ao estabelecimento onde a bebida foi adquirida. No local, identificou-se uma amostra do mesmo lote da bebida consumida pelo paciente. O produto encontrado possui as autorizações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e não tem características visuais de possível adulteração. Apesar disso, o produto foi devidamente coletado e acondicionado para investigação.
Casos descartados
Até terça-feira (7), quatro casos já haviam sido descartados, enquanto outros dois, um em Quixeramobim e outro em Aquiraz, ainda estavam sendo investigados. Contudo, a possibilidade de relação com o metanol foi descartada após a realização de exames periciais.
A cronologia das notificações, conforme detalhada pela secretaria, é a seguinte:
- Sábado (4): É notificado o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em um paciente internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim.
- Domingo (5): O segundo caso é registrado em Caucaia, de um paciente atendido em um hospital particular. O primeiro e o segundo casos foram descartados ainda no domingo. Um terceiro caso suspeito, em São Gonçalo do Amarante, foi notificado à noite.
- Segunda-feira (6): O quarto caso é notificado em Quixeramobim pela manhã. O quinto caso foi notificado em Aquiraz pela tarde, elevando para três em investigação. No fim da noite, o terceiro caso foi descartado.
- Terça-feira (7): O Estado contabilizou quatro casos descartado e dois em investigação.
- Quarta-feira (8): Todos os seis casos foram oficialmente descartados.
- Quinta-feira (9): Dois novos casos em investigação, em Fortaleza e Juazeiro do Norte — onde foi registrado o óbito.
A Sesa ressaltou que enviou nota técnica do Ministério da Saúde aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde das superintendências, reforçando as recomendações oficiais sobre a importância da detecção precoce e tratamento. A pasta orientou os municípios a notificarem imediatamente todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação.
A Sesa disse que segue acompanhando e monitorando a vigilância em saúde no estado, em articulação ininterrupta com os órgãos competentes.
O caso é considerado suspeito quando um paciente que ingeriu bebida alcoólica apresenta embriaguez persistente e desconforto gástrico (dor de barriga, náuseas ou vômitos) somados a forte dor de cabeça, confusão mental e alteração visual. Ao perceber piora ou persistência de um desses sinais, entre 6 e 72 horas após a ingestão de bebida alcoólica, é recomendado buscar imediatamente uma unidade de saúde.
Infográfico explica ação dos antídotos em casos de intoxicação por metanol — Foto: Arte/g1
Metanol no Ceará: veja o que se sabe sobre os dois pacientes suspeitos de intoxicação — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: