Os aparelhos, apreendidos pela polícia nos últimos meses, passaram por processo de identificação dos proprietários, que foram contatados pelo Estado para recebê-los de volta. A ação integra uma política de segurança pública que, segundo o governador, completa um ano e seis meses com mais de 10 mil celulares devolvidos à população.
“Esse programa tem um ano e seis meses. Nesse um ano e seis meses, são mais de 10 mil celulares devolvidos ao povo cearense. E isso tem provocado também uma redução de furto e roubo”, afirmou Elmano de Freitas. “De roubo, nós temos uma redução no Ceará de mais de 21%, e em Fortaleza, uma redução de mais de 24%”, afirmou.
O Meu Celular tem o objetivo de auxiliar as Forças de Segurança do Ceará na recuperação de celulares ou tablets roubados, furtados ou perdidos. A iniciativa engloba uma plataforma e operações da Polícia Civil do Ceará.
Programa Meu Celular ajuda vítimas de roubos e assaltos a recuperar o aparelho telefônico — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Devolução dos aparelhos
Governo do Ceará lança ferramenta que ajuda a recuperar celulares roubados
Caso receba a notificação para a devolução de um celular ou tablet, o procedimento deve ser feito somente no endereço: Rua do Rosário, 199.
Em caso de dúvida, o cidadão pode encaminhar um email para: meucelular@sspds.ce.gov.br.
Como funciona?
Para fazer um novo cadastro, o usuário deve criar um perfil em: meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.
Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um boletim de ocorrência com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para vermelho e assim permaneça até que, seja recuperado.
Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar, caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.
O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: