Um novo documentário sobre a banda Fleetwood Mac foi anunciado, de forma oficial, pela Apple Original Films. Apesar de já terem sido feitos longa-metragens sobre o grupo, é a primeira vez em que os membros não só autorizaram o projeto, como trarão suas próprias narrativas dos acontecimentos que levaram à ascensão meteórica do grupo. O longa-metragem terá imagens inéditas, entrevistas exclusivas e, inclusive, filmagens de arquivo da falecida Christine McVie, ex-tecladista e vocalista da banda.
Quem comandará a direção do documentário é Frank Marshall, cineasta cinco vezes indicado ao Oscar e vencedor do Irving G. Thalberg Memorial Award. Em uma entrevista, via The Hollywood Reporter, o diretor comentou sobre o impacto cultural da banda, afirmando: “Estou fascinado por como essa história incrível de enorme realização musical surgiu. O Fleetwood Mac de alguma forma conseguiu fundir suas vidas pessoais frequentemente caóticas e quase operísticas em seu próprio conto em tempo real, que então se tornou lenda. Este será um filme sobre a música e as pessoas que a criaram.”
O filme promete se aprofundar na ascendência na banda, que teve um sucesso comercial significativo pela primeira vez em 1975, com o álbum autointitulado Fleetwood Mac. Apesar de já existir há oito anos, um fator que alavancou o grupo foi a entrada de dois membros, que mudariam a história para sempre: Stevie Nicks (vocais) e Lindsey Buckingham (vocais e guitarra). A partir daí, houve uma mudança abrupta e a construção de um legado que consagrou o Fleetwood Mac como uma das bandas de rock mais emblemáticas de todos os tempos.
É nessa formação, que compôs o principal e mais conhecido álbum do grupo – Rumours – , que o documentário foca: Stevie Nicks, Mick Fleetwood, Christine McVie, Lindsey Buckingham e John McVie. A alquimia do grupo, com todas as suas tensões e altos e baixos – desde os relacionamentos amorosos conturbados até o abuso de álcool e drogas ilícitas, com destaque para a cocaína – criou um ambiente com um potencial criativo gigantesco e, ao mesmo tempo, destrutivo para os integrantes.
A perseverança do Fleetwood Mac foi recompensada com a criação de um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, que permaneceu no topo das paradas por 31 semanas e conquistou o Grammy de Álbum do Ano. Após o lançamento de Rumours, a banda enfrentou novos desafios, incluindo o início de um relacionamento entre Stevie Nicks e Mick Fleetwood.
No entanto, a colaboração no disco permitiu que os integrantes vivenciassem um processo catártico para lidar com suas emoções. Além disso, as especulações sobre a vida pessoal dos músicos contribuíram significativamente para o sucesso comercial do álbum. Ouvir Rumours é como ser transportado diretamente para o contexto emocional e turbulento em que ele foi produzido.
O documentário, ainda sem título oficial, integra o aclamado catálogo da Apple Original Films, que inclui produções premiadas como o vencedor do Oscar CODA e o ganhador do Emmy STILL: A Michael J. Fox Movie.
Veja também:
Miley Cyrus VS Stevie Nicks: o que há em comum?
Stevie Nicks revela por que Buckingham teve que deixar o Fleetwood Mac!
Descontos especiais para distribuidores