Segundo informações da SSPDS, os trabalhos incluíram o cumprimento de mandados de prisão, captura de foragidos da Justiça e ações em áreas com registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). Entre os detidos, seis foram autuados em flagrante, outros seis tinham mandados de prisão em aberto e dois já estavam no sistema penitenciário, onde tiveram novos mandados cumpridos.
Chefe de facção criminosa foi preso
Os trabalhos operacionais iniciaram no último domingo (10) e seguiram até este domingo (17). — Foto: Divulgação/SSPDS
No sábado (16), considerado o dia principal da operação, foi preso em flagrante um homem de 35 anos, apontado como chefe de um grupo criminoso atuante na região do bairro Amanari, em Maranguape.
O homem possui uma extensa ficha de antecedentes criminais, com quatro passagens por homicídio doloso consumado e uma por tentativa de homicídio, roubo, tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e crime contra a administração pública.
Outro homem, de 23 anos, com um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio qualificado, foi capturado.
Durante a semana, foram realizados diversos trabalhos policiais que resultaram em prisões na região. Um homem de 30 anos, com antecedentes por roubo, adulteração de sinal de veículo e associação criminosa, foi capturado em cumprimento a um mandado de prisão temporária pelo crime de roubo qualificado.
Outro suspeito, de 49 anos, foi preso por descumprimento de medida protetiva de urgência. Ele já possuía antecedentes por ameaça, crimes contra a administração pública e violência doméstica. Além deles, foram cumpridos mandados judiciais contra suspeitos ligados a crimes violentos letais e intencionais (CVLIs) na área.
Entre outros casos, um homem de 25 anos foi preso em razão de um mandado de prisão preventiva por homicídio. Outro, de 36 anos, foi detido após a expedição de um mandado referente a condenação transitada em julgado por homicídio qualificado. Um terceiro suspeito, de 26 anos, com histórico de crime ambiental e tráfico de drogas, teve sua prisão preventiva cumprida por homicídio. Além desses, os policiais deram cumprimento a mais duas ordens judiciais contra indivíduos que já estavam presos.
Cidade mais violenta do Brasil
Maranguape é a cidade mais violenta do país, aponta estudo
O município cearense de Maranguape foi a cidade com a maior taxa de homicídios do Brasil em 2024 entre aquelas com mais de 100 mil habitantes. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança 2025, divulgado em julho. As cidades de Caucaia e Maracanaú também aparecem entre as 10 mais perigosas do país.
Os três municípios que aparecem entre os 10 mais violentos estão localizados na Região Metropolitana de Fortaleza. O 1º lugar ficou com Maranguape, que registrou uma taxa de 79,9 mortes por 100 mil habitantes, a maior entre as cidades pesquisadas.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará