Os editores do The New England Journal of Medicine, uma prestigiada revista cientifíca sediada em Massachusetts, nos Estados Unidos, fizeram uma seleção dos artigos mais notáveis que divulgaram em 2024.
A candidata a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan aparece na lista. O imunizante, único do mundo administrado em dose única contra a doença, já teve o pedido de registro submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A publicação também inclui uma terapia que pode evitar a transmissão do vírus HIV para mulheres, um método de edição genética para angioedema hereditário, uma terapia de RNA para cardiomiopatia associada à amiloidose por transtirretina e um anticorpo monoclonal para prevenir o quadro de caquexia em pacientes com câncer.
“Neste ano, também vimos muitas novas aplicações para medicamentos existentes, incluindo o GLP-1RAs, para melhorar o tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, doença renal crônica e MASH com fibrose hepática”, diz o texto.
Dois estudos ofereceram uma base para a melhora do regime de quimioterapia em pacientes com câncer de mama triplo negativo em estágio inicial e pacientes com linfoma de Hodgkin avançado. Um outro ensaio mostrou que um anticorpo monoclonal pode efetivamente melhorar a tolerância alimentos entre crianças com múltiplas alergias alimentares.