A troca de tiros ocorreu no bairro Campinas, área dominada por uma facção rival do Comando Vermelho no município, por volta das 3h. Os corpos dos sete mortos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal.
“Nós não temos um policial ferido ou morto. Nós não temos uma pessoa de bem, inocente, que tenha sido alvejada. E aqueles que resolveram enfrentar a polícia tiveram a resposta à altura e perderam a vida porque resolveram enfrentar a Polícia Militar. Então eu quero parabenizar a Polícia Militar do Ceará pelo destemor, por proteger a sociedade cearense”, declarou o governador.
Com o bando, os policiais apreenderam oito armas de fogo, sendo um fuzil, quatro pistolas, três revólveres, além de mais de 150 munições e drogas.
Governador Elmano de Freitas parabenizou policiais militares após confronto com membros do Comando Vermelho no Ceará — Foto: Thiago Gadelha/SVM
De acordo com Elmano, a orientação é enfrentar o crime organizado com dureza necessária e proteger o cidadão.
“Muitas vezes, nessa guerra de facções, tá um cidadão de bem no meio dessa guerra. Então nós temos que ter muito equilíbrio, força para enfrentá-los e equilíbrio para poder proteger o cidadão”, afirmou.
Conforme o governador, moradores da cidade ligaram para a polícia na noite desta quinta-feira (30) informando que havia pessoas diferentes circulando pela região.
“A polícia foi imediatamente ao local e foi recebida levando tiro. Gente com fuzil, gente com arma perigosa, e uma pessoa, sete que estavam lá atirando na polícia… Evidentemente se faz isso com a polícia, imagina com um cidadão de bem que tá naquela rua. A polícia reagiu, reagiu à altura e, portanto, nós vamos continuar fortalecendo as Forças de Segurança do Ceará”, declarou Elmano.
Segundo o governador, a atuação da polícia em Canindé foi possível graças ao trabalho de inteligência, conseguindo atuar na madrugada e evitando um confronto em horário de circulação de pessoas pelas ruas.
Elmano citou, ainda, medidas para fortalecer as polícias do estado, como a contratação de policiais militares e civis, resultando no aumento de prisões vinculadas às facções criminosas no Ceará.
Sete membros do Comando Vermelho morrem no Ceará — Foto: Arte: g1
O governador declarou também que as próximas ações envolvem a realização de concurso para a Polícia Militar.
Outra ação acompanhada pelo gestor é a tramitação da PEC da Segurança Pública, que busca reforçar a atuação federal na segurança pública, aumentar penas e endurecer o combate às organizações criminosas.
O assunto tem sido uma das pautas debatidas entre o governador e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
“O que eu acho que é mais importante ainda é o projeto que ele está discutindo dentro do governo, que é a gente aumentar a pena de faccionado, alterar a pena, a Lei de Execução Penal, para que ele não tenha progressão de pena tão rápido. Ele é condenado a dez anos, passa dois anos preso e está solto de novo”, comentou Elmano.
Membros do Comando Vermelho morrem em confronto com a polícia em Canindé, no Ceará — Foto: Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:










