Marco Felipe foi rendido por um grupo e teve o celular tomado. Ele foi interrogado e obrigado a fornecer a senha do celular para que membros de uma facção revistassem o aparelho. Conhecido como Felipe Maracajá entre grupos de skatistas, ele tinha apenas 15 anos.
Criminosos exigiram senha do celular de skatista assassinado em Fortaleza; no aparelho, os criminosos apontaram supostas referências a facções rivais — Foto: Reprodução
No vídeo, os criminosos mostram o rosto do rapaz e o chamam de “playboy”. Em seguida, eles pedem a senha do adolescente, que responde de maneira nervosa.
Após acessar o aparelho, um dos suspeitos mostra na tela os grupos de mensagens em que Marco Felipe estava inserido. Em um desses grupos, o criminoso alegou ter achado conversas e símbolos que ligavam o adolescente à facção rival:
“Aqui o grupo da bandeira, meus irmãos. Falando com os caras do CV, (Comando Vermelho) bandeira fazendo ‘2’. Pegamos”, diz o criminoso.
Jovem participava de campeonatos de skate
Adolescente foi ‘interrogado’ por criminosos antes de ser assassinado a tiros em Fortaleza — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Segundo Marcos Henrique, pai do adolescente, o filho não tinha envolvimento com criminosos, era estudante e participava de campeonatos de skate, tendo competido até fora do estado.
A Federação Piauiense de Skateboard divulgou uma nota de pesar pela morte de Marco Felipe, que participou da seletiva Nordestina CBSk 2022, em Teresina, chegando a subir ao pódio.
“Felipe se soma às estatísticas cruéis de um país que falha com sua juventude. Em menos de seis meses, é o segundo jovem skatista assassinado no Ceará. Nas comunidades, onde o Estado não chega, os jovens vivem entre a opressão das forças de segurança e a ameaça das facções. Mesmo sem envolvimento, o risco é diário. Basta morar no ‘lugar errado’. O skate salva. O skate transforma. Mas não basta”, diz um trecho da nota.
Prisão
Jovem skatista de 15 anos é assassinado por membros de facção criminosa
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, horas após a morte do adolescente, uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), resultou na prisão de um homem de 25 anos.
O suspeito já tem passagens por roubo e corrupção de menor. Ele foi encaminhado à sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), sendo autuado em flagrante por homicídio.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender os outros envolvidos no crime.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: