O segundo dia do Siará Tech Summit (STS) começou nesta quinta-feira (24). Ocupando uma área de mais de nove mil metros quadrados, o evento concentra startups, empresas e investidores em busca de soluções inovadoras. Um dos destaques na programação é a Arena Startup, um espaço dedicado para que as pequenas empresas apresentem suas ideias e concorram à chance de participar do Web Summit 2024, em Lisboa, considerado um dos maiores eventos de inovação do mundo.
No primeiro dia do evento, a Arena apresentou o programa de aceleração Startup Nordeste, principal programa de aceleração de startups na região, realizado pelo Sebrae. Ao final da dinâmica, dividida por ciclos de avaliação, 60 startups são escolhidas para receber uma bolsa de subvenção da instituição no valor de R$6.500, durante 6 meses.
Além da palestra dedicada aos negócios que estão no StartupNE, também foram apresentados os projetos das 10 empresas selecionadas para o Prêmio Startup Destaque do STS 2024. “Recebemos cerca de 40 inscrições e fizemos uma seleção a partir de quatro critérios: desenvolvimento da solução, comercialização, plano de internacionalização, investimentos e parcerias. A banca avaliou eles em seis critérios diferentes e as três melhores serão anunciadas amanhã, no palco principal”, destaca Ruan Lessa, analista de inovação do Sebrae/CE.
Siará Tech Summit 2024 — Foto: divulgação
Os vencedores receberão passagem e credencial para o Web Summit Lisboa, evento internacional que congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater quais os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria. A partir desta quinta (24), o palco Arena estará livre para que startups de diversos setores apresentem seus pitchs e soluções para o público geral.
“O Sebrae/CE tem uma grande carteira de clientes do mercado tradicional e muitos parceiros institucionais, e os convidou para que viessem prestigiar o evento. A ideia é que eles possam conhecer essas soluções e fazer negócio, aproximando o mercado tradicional do mercado de inovação. É o foco deste palco, dar visibilidade para essas soluções de inovação”, finaliza Ruan.
O STS segue até sexta-feira (25) no Centro de Eventos do Ceará com programação gratuita, dividida em palestras, workshops, mesas-redondas, rodadas de negociação e muito mais. Para informações, acesse o site https://stssebrae.com.br/.