De acordo com a Polícia Civil, Bruno estava na garupa da moto usada para cometer o crime e também atirou nas vítimas. Até o momento, ele é o único preso pelo crime. O outro suspeito, que conduzia a moto, ainda não foi capturado.
Em entrevista exclusiva à TV Verdes Mares, o delegado João Alberto afirmou que há pelo menos oito evidências que conectam Bruno ao ataque. Apesar disso, o homem preso segue negando envolvimento no crime. O delegado informou que o suspeito se contradisse durante o depoimento, mas não revelou detalhes sobre o que o homem teria dito.
Suspeito de envolvimento no ataque a tiros em escola de Sobral é preso. — Foto: Reprodução
Bruno foi preso na sexta-feira (26) no bairro Sumaré. Ao chegar ao endereço, o homem de 29 anos tentou fugir pulando o muro do quintal, mas foi preso.
Ele já possuía antecedentes criminais por homicídio, roubo, associação criminosa e corrupção de menor. Ele, inclusive, era procurado por outro homicídio cometido em julho deste ano. Agora, com a confirmação da prisão pela audiência de custódia, o suspeito deve ser encaminhado para um presídio.
Como foi o ataque
Novo vídeo de ataque em escola mostra criminosos atirando
Nas imagens, é possível ver que, imediatamente, um dos jovens cai após ser atingido, enquanto outros correm para longe. Os criminosos também deixam o local correndo e fogem na moto. Victor Guilherme Sousa de Aguiar e Luis Claudio Sousa Oliveira Filho, de 17 e 16 anos, respectivamente.
Um dos adolescentes mortos foi atingido por 13 tiros, conforme o delegado João Alberto. O ataque deixou dois alunos mortos e outros três baleados. O outro assassinado foi atingido por três tiros. À TV Verdes Mares, o investigador afirmou que os adolescentes eram os alvos dos criminosos.
Além dos dois estudantes mortos, os tiros deixaram três feridos. Dois deles receberam alta e um continua internado. O jovem que continua internado responde por ato infracional análogo a homicídio, roubo, porte ilegal de arma de fogo de calibre permitido e dano.
Suspeito de envolvimento no ataque a tiros em escola de Sobral é preso
Aulas suspensas por 10 dias
As aulas na escola foram suspensas na quinta-feira (25), após o ataque, e os alunos foram dispensados na sexta-feira (26). No sábado (27), a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) da região de Sobral informou que as aulas na escola vão retornar no dia 6 de outubro, dez dias após o ataque.
Vídeo mostra correria na escola após ataque a tiros
O Crede informou que entre a segunda-feira, 29 de setembro, e a quarta-feira, dia 1º de outubro, a escola vai realizar atividades de apoio psicossocial voltadas a professores e demais servidores. Entre os dias 1º e 3 de outubro, também serão promovidas atividades de apoio com as famílias dos estudantes.
O Crede afirmou que, no retorno às aulas, os alunos vão receber suporte psicossocial por meio de encontros conduzidos por psicólogos, assistentes sociais e professores diretores de turma. “Este retorno está sendo cuidadosamente preparado para oferecer acolhimento, cuidado e segurança a todos que fazem parte da nossa escola”, afirmou o órgão.
Em agosto, a ONG Visão Mundial chegou a enviar um ofício à Secretaria de Educação do Ceará alertando para o cenário delicado na Escola de Ensino Médio Luis Felipe, localizada em um território dominado por uma facção criminosa. Na ocasião, a ONG pediu a transferência de um aluno ameaçado.
Infográfico: estudantes são baleados em escola no CE — Foto: Arte g1
Violência crescente no Ceará
Ataque aconteceu em escola na cidade de Sobral. — Foto: Mateus Ferreira/ SVM
Além dos assassinatos, os criminosos tentam monopolizar serviços ofertados à população. Em uma onda de ataques coordenados, ocorridos entre fevereiro e março deste ano, criminosos depredaram e incendiaram provedores de internet e deixaram cidades sem acesso. A facção criminosa Comando Vermelho foi a principal responsável. Ela fez pelo menos 19 ataques, como corte de cabos de internet, incêndio de veículos e tiros contra as sedes das empresas, nas cidades Fortaleza, Caucaia, Caridade e São Gonçalo do Amarante.