Segundo a Defesa Civil, a chuva intensa abriu uma cratera na Rua Pedro Vieira Braga que conecta o Bairro Vista Alegre ao Centro. Na Travessa Professor Nelson Araújo, no sentido do Bairro Alvorada, o calçamento foi destruído, e bloquetes foram arrastados pela enxurrada.
Cratera surgiu devido a forte chuva que atingiu a regiã — Foto: Redes sociais
Na zona rural, estradas ficaram interditadas por quedas de barreiras em localidades como Santa Tereza do Bonito, São Geraldo e Borrachudo, dificultando o acesso e a circulação de moradores.
A prefeitura informou que algumas casas foram invadidas pela água em bairros como Taquaral, Sagrado Coração de Jesus e Centro. Equipes estão nas ruas desde a madrugada realizando o atendimento às famílias afetadas e iniciando a limpeza das áreas atingidas.
Situação de emergência
Diante dos danos, o município decretou situação de emergência por 90 dias. O decreto cita deslizamentos de terra, danos em pontes, estradas e vias públicas, além de prejuízos econômicos e sociais.
Previsão de mais chuvas
A Defesa Civil alerta para a continuidade das chuvas nas próximas semanas em Minas Gerais. Os maiores volumes estão previstos para as regiões Noroeste, Norte, Central Mineira, Metropolitana, Jequitinhonha, Mucuri e Doce, com possibilidades de acumulados superiores a 100 mm.
Desde o início da temporada de chuvas, 41 cidades mineiras já decretaram situação de emergência, e 11 pessoas morreram, incluindo três na região de Ipanema.
HOUVE MUITOS TRANSTORNOS./DIVERSAS RUAS FORAM ALAGADAS./ A ÁGUA INVADIU TAMBÉM ALGUMAS CASAS./ AINDA DE MADRUGADA, FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA JÁ ESTAVAM NAS RUAS PARA ATENDER AOS ATINGIDOS./NA RUA PEDRO VIEIRA BRAGA, UMA ENORME CRATERA SE ABRIU./ESSA RUA É CONHECIDA TAMBÉM COMO MORRO DO CABURÉ./ É A DESCIDA DO BAIRRO VISTA ALEGRE E DA PRAÇA DO ROSÁRIO PARA O CENTRO DA CIDADE./ TEMOS UMA OUTRA IMAGEM DA TRAVESSA PROFESSOR NELSON ARAÚJO, SENTIDO BAIRRO ALVORADA, QUE FICOU DESTRUÍDA:/ OS BLOQUETES DE CALÇAMENTO SE SOLTARAM./QUARENTA E UMA CIDADES DE MINAS JÁ DECRETARAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DAS CHUVAS DESDE SETEMBRO DO ANO PASSADO./PEÇANHA NÃO ESTAVA NESSA LISTA./ DESDE O INÍCIO DA TEMPORADA DE CHUVAS, ONZE PESSOAS MORRERAM, INCLUINDO TRÊS QUE ERAM DA REGIÃO DE IPANEMA E CONCEIÇÃO DO IPANEMA./
AMANHÃ É ANIVERSÁRIO DE PEÇANHA:/ 144 ANOS./