A ideia é reaproveitar o esqueleto do Acquario, doado pelo Governo do Ceará para a UFC ainda em 2023, e, a partir dele, construir as instalações do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), que juntos vão compor o novo Campus Iracema.
Embora o esqueleto já tivesse sido doado, o terreno onde ele está pertence à União, por isso foi necessário um trâmite burocrático para a Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) repassar definitivamente a posse para a universidade.
A assinatura de transferência ocorre já com algumas etapas da construção do novo campus em andamento: em fevereiro de 2025, a UFC informou que foi selecionada uma empresa para tocar as obras, que devem começar ainda este ano e ficar prontas até 2027.
Além da área do Acquario, foi negociada também a doação de um terreno próximo, pertencente aos Correios, para integrar o novo campus. O prédio dos Correios ainda não foi transferido oficialmente para a UFC, e a universidade também não informou qual uso será feito do espaço.
Campus Iracema
Novo campus da UFC no lugar do Acquario
O novo Campus Iracema vai ser lar dos cursos de graduação e pós-graduação do Labomar, localizado atualmente na Avenida da Abolição, no bairro Meireles.
Atualmente, a unidade acadêmica abriga os cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais.
Com a expansão física para o prédio na Praia de Iracema, a expectativa é que o Labomar receba pelo menos duas novas graduações: Turismo Ecológico e Meteorologia.
Já o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN) será uma espécie de museu interativo, com o objetivo de promover exibições sobre a fauna e flora do Ceará, que vai contar com anfiteatro e cinema.
A proposta é que os espaços do equipamento possibilitem a visualização de ecossistemas marinhos atuais e ecossistemas extintos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia.
Além do terreno onde está o esqueleto do Acquario, a área do campus Iracema também deve incluir dois espaços também localizados no bairro Praia de Iracema: um prédio próximo, onde ficava a antiga sede dos Correios, e o terreno do Edifício São Pedro, o ‘Copacabana Palace’ cearense, demolido em maio de 2024.
O prédio dos Correios até o momento não foi entregue. Já o terreno do Edifício São Pedro foi cedido pela União à UFC em junho de 2024. À época, a universidade afirmou que pretendia ocupar o espaço “imediatamente” com atividades culturais. Até o momento, o terreno do São Pedro não passou por nenhuma intervenção artística ou estrutural e está cercado por tapumes.
Esqueleto de concreto à beira-mar
Ilustração de como seria o Acquario do Ceará pronto — Foto: Divulgação
O projeto do Acquario foi anunciado em 2009 como o terceiro maior aquário do mundo e o maior da América Latina, mas o espaço é hoje apenas um esqueleto de concreto à beira da praia.
As obras, que estavam previstas para serem concluídas em 2011, só começaram oficialmente em 2012. A construção foi paralisada diversas vezes ao longo dos anos em uma série de disputas judiciais, e parou de vez em 2017, tendo custado pelo menos R$ 112 milhões aos cofres públicos.
Desde então, o governo do Ceará vinha buscando parceiros na iniciativa privada interessados em concluir as obras e administrar o complexo. Em 2018, o governo chegou a anunciar uma parceria com a empresa M. Dias Branco para concluir o Acquario, mas o grupo empresarial abandonou a ideia em 2019.
Operários na obra do Acquário durante escavação e construção do alicerce — Foto: Divulgação/Governo do Ceará
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: