Enquanto os fãs continuam em luto pelo falecimento do ex-vocalista do One Direction, Liam Payne, todos os cinco álbuns da banda entraram de volta para as paradas, incluindo, também, as próprias canções solo do cantor. Essa procura pelos hits do 1D foi muito impulsionada pelos sentimentos compartilhados por Niall, Louis, Harry e Zayn nas redes sociais, que somam mais de 65 milhões de curtidas só no Instagram.
[music-item artistSlug=niall-horan musicSlug=the-show-with-john-legend]
De acordo com a revista Billboard, no próprio dia da morte do artista, o One Direction teve, globalmente, 21,3 milhões de transmissões online da discografia do grupo, o que simboliza um aumento de 76% em relação aos 12,1 milhões de 15 de outubro. Já no dia seguinte do ocorrido (17), esse número teve um crescimento de 298%, chegando a 84,9 milhões de plays. Já o único álbum de estúdio de Liam Payne, o “LP1”, teve o ganho de 321%, totalizando 1,3 milhão de streams, seguido pela expansão de 258% no dia seguinte, para 4,8 milhões.
Com os dados da Luminate Data, é possível comparar, também, o período de quatro dias que sucederam ao ocorrido com os dias que antecederam. De 16 a 19 de outubro, a discografia do 1D acumulou 254 milhões de transmissões mundialmente, um aumento de 442% em relação aos 46,9 milhões de 12 a 15 de outubro. O material solo de Liam, por sua vez, atraiu 13,4 milhões, 1.038% a mais que os 1,2 milhão do outro período.
[music-item artistSlug=harry-styles musicSlug=sign-of-the-times]
A canção favorita dos fãs nesse período conturbado foi “Night Changes”, o single da banda que foi número 31 nas paradas da Billboard Hot 100 em 2014. A música recebeu 24,5 milhões de transmissões em todo o mundo, um aumento de 220% em relação aos 7,7 milhões, durante os mesmos períodos. Como resultado do ocorrido, a faixa entrou novamente na parada Billboard Global 200 (nº 117). “Story of My Life” vem logo em seguida na lista de mais reproduções. O hit que alcançou o 6° lugar das paradas em 2013 obteve 22 milhões de plays globalmente, um aumento de 426% em relação aos 4,2 milhões anteriores.
Já o mais procurado de Liam foi seu único Top 10 do Hot 10: “Strip That Down”, que alcançou a 10ª posição em 2017. O hit obteve 6,5 milhões de reproduções no período após o falecimento (de 16 a 19 de outubro). Isso simboliza um aumento de 681% em relação aos 831.000 dos quatro dias anteriores. O último single do artista, “Teardrops”, que fazia parte de um futuro álbum que seria lançado em breve, ficou em segundo lugar, com 2,2 milhões de plays globalmente.
A maioria dos ouvintes provavelmente eram fãs da banda ou dos meninos em carreira solo. Mas, o que fica é a sensação que muitos ficam com mais curiosidade para ouvir canções de artistas após o falecimento deles do que prestigiá-los enquanto estão vivos.
A espetacularização da mídia, citada pela própria mãe do filho de 7 anos de Liam, fez com que sua morte se tornasse menos grave, ou quase banal. O aumento dos ouvintes não foi só pela homenagem e saudade, mas sim pela tragédia ter virado alvo de especulações e de destaque na imprensa.
Veja também:
HARRY STYLES: DE ÍDOLO TEEN PARA ESTRELA EM ASCENÇÃO
ONE DIRECTION CONQUISTA SEU TERCEIRO CLIPE NO YOUTUBE COM 1 BILHÃO DE VISUALIZAÇÕES
Descontos especiais para distribuidores