Trump já havia garantido votos para um novo mandato como presidente. Agora, ele tem tem 312 votos do Colégio Eleitoral, contra 226 de Kamala Harris.
Trump faz discurso para declarar vitória e diz que novo governo será ‘a era de ouro da América’
Donald Trump venceu a eleição presidencial no Arizona, devolvendo o estado – e seus 11 votos eleitorais – ao Partido Republicano, projeta a agência de notícias Associated Press (AP) neste sábado (9). Com o resultado, o bilionário venceu em todos os 7 estados-chave da corrida à Casa Branca, em disputa com a democrata Kamala Harris.
A vitória de Trump acabou com as esperanças dos democratas do Arizona, que buscaram continuar sua ascensão, que começou com a vitória em 2018 de uma cadeira no Senado há muito ocupada pelos republicanos e continuou em 2020 e 2022.
Os estados-chave são aqueles que não têm preferência política clara e decidem, na prática, quem será o próximo presidente.
Apoiadores de Donald Trump em Palm Beach, na Flórida — Foto: Brian Snyder/Reuters
Os Estados Unidos não têm um tribunal eleitoral de âmbito nacional, como o Brasil, e a apuração dos votos é de responsabilidade de cada estado. A contagem oficial pode demorar semanas, e o resultado é tradicionalmente divulgado pela agência de notícias AP com base na projeção feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação. Entenda como funciona.
Confira como está a apuração. Os dados são da Associated Press.
Veja a lista de estados:
- Arizona – 11 delegados – (Trump ganhou, aponta AP)
- Carolina do Norte – 16 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
- Geórgia – 16 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
- Michigan – 15 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
- Nevada – 6 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
- Pensilvânia – 19 delegados (Trump ganhou, aponta AP)
- Wisconsin – 10 delegados (Trump ganhou, aponta AP)