É a segunda vez que a UFCA prolonga o período de matrícula. Anteriormente, o prazo previsto era até o dia 31 de janeiro. No dia 31, porém, a instituição anunciou, junto à Universidade Federal do Ceará (UFC) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que iria receber as matrículas até o dia 3 de fevereiro.
De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da UFCA, esta segunda prorrogação foi necessária após “identificação de problemas técnicos no Sistema Integrado de Processos Seletivos (SIGPS/UFCA), adotado recentemente como novo meio para realizar procedimentos relacionados ao Sisu na instituição”.
O adiamento inicial ocorreu após o Sisu enfrentar instabilidades no domingo, 26 de janeiro, data aguardada para a divulgação dos aprovados.
Por causa disso, o Ministério da Educação anunciou o adiamento da publicação para a segunda-feira (27), um dia depois do previsto no edital. A mudança afetou o calendário de matrículas de pelo menos 10 instituições federais, incluindo as do Ceará.
Desta vez, porém, o novo prolongamento do prazo pela UFCA foi isolado – nem UFC nem IFCE anunciaram novos prazos para matrículas. A UFC, inclusive, chegou a reforçar nas redes sociais que o prazo de matrícula encerra nesta segunda-feira (3).
Governo Federal estende prazo de matrículas nas universidades federais pelo SISU
Matrícula na UFCA
Confira a seguir o passo a passo:
- O candidato deve criar um novo usuário e senha para acessar o sistema;
- Em seguida, preencha as declarações no sistema SIGPS/UFCA e envie toda a documentação necessária conforme as regras do Edital 01/2025;
- Após o envio, o candidato receberá um e-mail confirmando o cadastramento.
Requisitos da documentação:
- Formato .PDF;
- Boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas)
- Todas as informações legíveis;
- Tamanho máximo de cada arquivo: 10MB.
Bancas de heteroidentificação
Com a nova mudança da data de matrícula, para o dia 5 de fevereiro, também foi alterado no cronograma a data prevista para publicação da convocação para a heteroidentificação, que, agora, está prevista para sair no dia 10 de fevereiro, em sisu.ufca.edu.br.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará