A Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – realiza, no próximo dia 5 de dezembro, às 19h, mais uma edição do projeto Conversa com Artista, que terá como tema “Re-nascente: uma conversa sobre arte e vida”. Promovido pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, por meio da Divisão de Arte e Cultura, o evento será realizado na exposição “Nascente”, localizada em uma das galerias térreas do Espaço Cultural Unifor.
Inspirada nas obras da artista Ana Cristina Mendes, a conversa explora as poéticas corporais e audiovisuais que reimaginam os fluxos d’água e energéticos, conectando territórios, seres vivos, tempos e espaços. A performance artística, destacada por sua capacidade de “des-habituar, des-mecanizar, escovar à contra-pelo”, será o ponto de partida para a troca de ideias entre os convidados Pablo Assumpção e Lucas Dilacerda, além da própria artista.
A proposta do evento é transformar a exposição “Nascente” em espaço de reflexão coletiva, em que a “Re-nascente” represente o potencial do trabalho artístico como recomposição dos ecossistemas naturais, sociais e afetivos. O diálogo buscará integrar os gestos performativos às coordenadas sensíveis do mundo e do futuro.
Segundo a professora Adriana Helena Moreira, Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária, o Conversa com Artista reforça o papel da arte como elemento transformador: “Este evento se consolida como espaço para pensar e sentir a arte em sua potência de transformação, proporcionando ao público uma vivência única de conexão com as poéticas contemporâneas e os desafios de nossa época.”
A fusão entre natureza e mitologia
A exposição “Nascente”, da artista Ana Cristina Mendes, aborda os entrelaçamentos da natureza com a mitologia, representados de maneira única. A mostra está distribuída em várias salas, cada uma com uma temática específica que explora diferentes aspectos da relação entre o ser humano e o ambiente natural.
Obras como “Vídeo Nascente” e “Sonhário” utilizam elementos como água e terra para criar uma experiência imersiva que convida os visitantes a refletir sobre as origens e a constante transformação da natureza. A artista usa projeções e instalações para criar um diálogo inicial com o público sobre a importância e a beleza do mundo natural.
O vídeo instalação “Macedônia” é a obra-símbolo da exposição “Nascente” — Foto: divulgação
A exposição se aprofunda nas conexões culturais e históricas do Nordeste com peças como “Sertão de Fora” e “Bichos do Rio”. Essas obras exploram lendas locais e a rica biodiversidade da Região. A mostra se torna mais íntima com “Oceano[in]vestido”, “Enquanto por ali discorria” e “Manual de identificação”. Aqui, a artista explora mitologias pessoais e globais por meio de objetos como vestidos e esculturas, que capturam momentos e emoções, refletindo sobre as jornadas pessoais e coletivas em relação à natureza.
Sobre Ana Cristina Mendes
Ana Cristina Mendes — Foto: Ares Soares
Ana Cristina Mendes é artista-pesquisadora, mestra em Artes pelo PPGArtes ICA-UFC. Desenvolve sua pesquisa tendo o corpo e a subjetividade como eixos, relacionando-os ao desenho, ao tecido e à vestimenta. Sua poética transita do individual às ações colaborativas, performances, videoinstalações, pintura e escultura a partir de experiências imersivas em vinculação com a ancestralidade e a história pessoal. Em seu processo de criação há a abertura à intuição e ao inesperado, conectando-se sensorial e afetivamente com a natureza, o outro, o distante e com seu mundo interno.
Participou de exposições coletivas, individuais, residências artísticas em âmbito nacional e internacional. Foi premiada em duas edições da Unifor Plástica (2205 e 2011), Secultfor (2010/2011) e Minc (2015).
Serviço
Conversa com Artista – Re-nascente: uma conversa sobre arte e vida
Data: 5 de dezembro de 2024
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Unifor – galeria térrea (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)
* Evento gratuito